quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Camomila

A camomila é uma planta medicinal de nome científicoMatricária recutita, conhecida popularmente também como margaça, camomila-vulgar, camomila-comum, macela-nobre, macela-galega, camomila romana, camomila germânica, que pode ser utilizada para o tratamento natural de um vasto leque de males.
        
Para que serve a camomila

Irritações cutâneas, resfriados, inflamações nasais, sinusite, diarreia, insônia, ansiedade, nervosismo, dificuldade para dormir.
Propriedades da camomila

Rica em flavonoides e cumarina, a camomila tem ação estimulante da cicatrização, antibacteriana. anti-inflamatória, anti-espasmódica e calmante.
Modo de uso da camomila
  • Inalação: acrescente 6 colheres de chá de flores da erva numa taça com 1,5 L de água fervente. Coloque o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Exponha-se ao vapor durante 10 minutos. As inalações devem ser feitas 2 a 3 vezes por dia.
  • Chá: acrescente 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara e adicione água fervente. Espere por alguns minutos e tome em seguida.
  • Compressa: acrescente 3-10 g de flores secas de camomila em 100 ml de água fervente. Deixar em infusão durante 5 minutos, coar e aplicar na ragião afetada com uma compressa limpa até a melhora dos sintomas.
Efeitos colaterais da camomila

Não deve ser utilizada em caso de tratamento com radioterapia, pois pode interferir na sua eficácia.
Contraindicações da camomila

O uso da camomila em inflamações oculares, sob o risco de agravar o problema original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário